Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas de cá e de lá

"Bem comido, a minha alma de nada quer saber. E nem os maiores desgostos a conseguem comover." Jean Molière

Receitas de cá e de lá

"Bem comido, a minha alma de nada quer saber. E nem os maiores desgostos a conseguem comover." Jean Molière

29
Set12

Panquecas recheadas com fiambre, espinafres e molho bechamel

o que procuro

Ao fazer zapping na TV, deparei-me com dois conzinheiros a deliciarem-se com um prato que, em abono da verdade, não percebi o que era, mas marcou-me o ar satisfeito com que o degustavam.

 

Creamed spinach and ham pancakes with bechamel

in River Cottage Recipe


Daí até identificar a receita, juntar os ingredientes, foi um salto!
Assim, aqui fica a minha versão, não se assutem com a lista dos ingredientes, parece confuso mas é um instante enquanto se faz e é mesmo delicioso!

 

 Ingredientes: 

 

Para as panquecas (cerca de 5):

  • 125 gr de farinha sem fermento;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 ovo ligeiramente batido;
  • 300 ml de leite;
  • óleo para fritar

Para o bechamel:

  • 600 ml de leite;
  • 60 gr de farinha;
  • 40 gr de manteiga;
  • 1 folha de louro;
  • 1 dente de alho;
  • sal, pimenta e noz moscada.

Para o recheio:

  • 5 fatias de fiambre;
  • 250 gr. de espinafres.

Preparação:

 

Comece por fazer o molho bechamel, leve ao lume um tacho com o leite, a folha de louro e o dente de alho, assim que ferver apague o lume.

Se fizer com bimby, depois deste procedimento, retire o dente de alho e a folha de louro, junte o leite aos outros ingredientes e ligue a máquina 8 mn, 90º, vel. 4

Caso faça manualmente, leve outro tacho ao lume, adicione a manteiga deixe derreter e adicione pouco a pouco a farinha, mexendo sempre, deixe cozinhar durante uns minutos e apague o lume. Retire o dente de alho e a folha de louro do leite, junte um pouco de leite à mistura da manteiga com a farinha e mexa até envolver completamente. Continue a adicionar o leite, mexendo constantemente para evitar grumos. Leve novamente ao lume até ferver e engrossar, mexendo sempre. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.

 

Lave os espinafres e deixe-os escorrer, coloque uma panela ao lume e ponha os espinafres lá dentro para cozerem, a água que trazem agarrada basta para cozinhar, pelo que não precisa de adicionar mais, tape o tacho. Deixe os espinafres murcharem, apague o lume e coloque-os num escorredor.

Aperte os espinafres para lhes extrair o máximo de água que conseguir, coloque-os numa tigela, adicione metade do molho bechamel mexa para envolver e rectifique os temperos.

 

Entretanto faça as panquecas, ponha a farinha e o sal numa tigela, faça um buraco no meio, adicione o ovo batido, junte só um pouco de leite e envolva tudo muito bem, continue a juntar o restante leite, mexendo até obter uma consistência cremosa.

Leve uma frigideira antiaderente ao lume, molhe uma folha de papel absorvente num pouco de óleo e passe na frigideira, coloque uma concha de massa no centro da frigideira e espalhe a massa, até formar uma panqueca com cerca de 20 cm de diâmetro.

Deixe cozinhar durante 2 minutos e vire cuidadosamente, deixe cozinhar do outro lado e retire-a para um prato. Repita o procedimento até acabar a massa.

 

Ligue o forno a 200ºC.

 

Num prato coloque uma panqueca, cubra-a com uma fatia de fiambre, espalhe por cima do fiambre um pouco da mistura de espinafres, enrole e feche, ponha a panqueca recheada num tabuleiro refractário previamente untado com manteiga.

Repita a operação até acabar todos os ingredientes. Espalhe o restante molho bechamel por cima das panquecas já no tabuleiro refractário, leve ao forno durante cerca de 10 minutos até ficar dourado.

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Outras receitas portuguesas pelo mundo

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D